Você usa seu Instagram para construir uma boa marca?
O Instagram é uma rede social que traz muitos resultados para negócios e fortalecimento de marca. Me diz como você tem usado o seu?
Aos que pensam que dominar o conteúdo é o único requisito para uma apresentação de sucesso, vos trago a verdade. Não é!! Esse é o início, a obrigação de todo bom orador, a base da pirâmide. Porém, após dominar o conteúdo se faz necessário o uso de algumas estratégias que nos ajudam a aumentar o interesse do público no que estamos falando. Afinal não é fácil manter a atenção de uma ou várias pessoas presas a nós. Quando temos adultos como nosso público alvo recorremos aos conceitos da Andragogia, que é a ciência que desenvolve estratégias focadas na educação para adultos e a forma como eles aprendem. O educador Malcom Knowles estabeleceu 6 importantes premissas ao desenvolver a andragogia e elas podem nos ajudar a desenvolver estratégias nas nossas apresentações e aumentar a chance de aprendizado da nossa plateia e diminuir o desinteresse por parte dela também.
1- Por que conhecer, por que aprender
O adulto precisa entender quais benefícios ou vantagens ele terá com aquele conteúdo, de que forma o que está sendo apresentado poderá ser útil na sua vida, uma boa estratégia é iniciar sua apresentação com essas informações demonstrando para o público a relevância do que será apresentado. Você pode usar gráficos, estatísticas, dados de pesquisas que exemplifiquem a relevância do que você irá apresentar. Use essa estratégia no início ou você corre o risco de não ganhar a atenção do seu público e ter dificuldades para reverter isso.
2- Autonomia do aluno
Não traga verdades inquestionáveis para uma plateia adulta, cada um é autônomo e pode perceber ou não aquele conteúdo como relevante. Você não vai querer parecer arrogante para seu público, entenda que ao trazer o conteúdo você deve abrir espaço para questionamentos, perguntas e até eventuais sugestões sem medo de correr o risco de perder o controle do público.3- A experiência é importante
Se possível utilize atividades onde o adulto também possa contribuir com o seu conteúdo, fazer perguntas, utilizar histórias de vida, usar de depoimentos para que o aprendizado seja efetivo e mais prático.
4- Engajamento na aprendizagem
O adulto é um ser que já possui uma história vivida, sendo assim ele é agente ativo no que ele aprende, toma consciência do conteúdo e analisa a partir de suas experiências e vivências. Por isso desafios, descobertas e simulações engajam mais do que a transmissão passiva de conhecimento.
5- Foco na vida real
Para garantir maior engajamento do seu público pense em exemplos que fazem parte da vida deles. Já assistiu a cerimonio do Oscar onde o anfitrião faz piadas que a plateia dá muita risada mas para nós brasileiros não faz sentido nenhum. Pois é, nesse momento nossa atenção desvia afinal não dividimos as mesmas experiências que o apresentador. Na sua fala tente trazer à tona experiências dividias por você e pelo seu público. Para isso é tão importante conhecer o perfil do público, para usar exemplos que realmente façam sentido.
6- Motivação para aprender
Pense no que pode motivar o seu público a querer aprender aquele conteúdo, use estratégias que mostram a aplicabilidade do conteúdo além simplesmente do conhecimento. Cada pessoa se motiva por algum fator, quanto mais fatores motivacionais você utilizar mais pessoas engajará; por exemplo; possibilidade de crescimento profissional, aumento de auto estima, possibilidade de migrar de área, maior felicidade conjugal ou familiar. Transforme o seu conteúdo em algo útil para as pessoas e elas se motivarão.
Agora coloque em prática e vá falar por ai!!
O Instagram é uma rede social que traz muitos resultados para negócios e fortalecimento de marca. Me diz como você tem usado o seu?
Assunto geralmente polêmico é do aluno mediano em notas durante a formação. Será que está fadado ao fracasso? Notas realmente medem desempenho? Vamos pensar sobre isso neste texto.
Todos nós temos propósito de vida, mesmo que não lutemos grandes batalhas públicas ou não estejamos tao ligados com atos claros de bondade e altruísmo. O proposito nos faz buscar determinadas coisas, lugares, pessoas e carreiras. Proposito não é um lugar que se chega, não é um objetivo que se alcança, nem uma meta que se traça. Proposito é o seu modo genuíno de chegar, de alcançar ou o motivo de estabelecer metas.