Síndrome do aluno mediano! Será que vou fracassar?

   28 de maio de 2020

É comum relacionarmos sucesso na vida profissional com alto desempenho na vida escolar, como se boas notas e um boletim impecável fossem garantias de crescimento e que o seu contrário seria uma sentença de fracasso.  Relembre em sua memória  como eram seus colegas dos tempos da escola, e para os quais você olhava e tinha certeza que se sairiam bem no futuro e para aqueles que eram olhados meios de lado, quase menosprezados. Esse olhar era influenciado pelas notas deles? Pelo desempenho medido pelos boletins?

Muitos alunos que tinham notas medianas durante a vida escolar vão para o mercado de trabalho assombrados por um estigma de não serem bons o suficiente, de não merecerem bons cargos ou  nem se candidatam a determinadas vagas. Aprendemos muitas vezes a medir nossas habilidades através de notas e de um sistema de métricas que não leva em conta habilidades nem sempre tangíveis. por exemplo, criatividade, proatividade, visão estratégica, comunicação e tantas outras.

A verdade é que o conhecimento formal adquirido nas disciplinas escolares nos sera mais útil pela capacidade de interpretação, interdisciplinaridade e uso prático para propor soluções no dia-a-dia do que pelas fórmulas e leis facilmente pesquisáveis hoje. Dificilmente um cliente ao contratar seu serviço pedirá para ver seu extrato de notas, mas ele se interessará pelo conhecimento prático que você comunica, pela ética com que trata seus concorrentes, pela sua capacidade de criar e inovar de acordo com as solicitações que ele te trouxer.

Se importar apenas com a nota final(numérica) e menosprezar as competências relacionais que a escola nos possibilita mostra nossa imaturidade em entender o conceito de desempenho como sendo mais do que a nota conquistada e sim como o somatório de aprendizados, experiencias e habilidades conquistadas junto aquela nota. E nos mostra uma dificuldade em entender que desempenho não pode ser medido em sua totalidade somente através de números, afinal o humano se mostra mais complexo no que diz respeito ao querer, fazer e saber do que os números podem representar. Uma nota é um simbolo, um representativo de critérios. O desempenho por sua vez leva em conta a historia de vida do sujeito, o quanto ele pode se desenvolver, de que formas pode ser desafiado. A nota seria o ponto de partida, mas nunca o rótulo final para alguém.

Se você foi um aluno de notas medianas pode ser que nunca tenham te possibilitado explorar suas habilidades individuais, ou não as tenham reconhecido mas definitivamente não quer dizer que você será um profissional mediano. Aprenda a expandir sua visão de mercado de trabalho para habilidades e competências e menos para certificados e diplomas e extratos de notas. Invista em reconhecer suas habilidades, conhecer suas afinidades e quais novas possibilidades deseja desenvolver.

Aprenda a ver valor em você como ser único e especial, não tenha medo de desenvolver habilidades que perceba ser importante, ouse se apresentar com coragem e humildade. Nota é só um número! Já desempenho é bem mais que isso!

 

Até breve!!

 

Precisa de Ajuda? Contate-nos