Emoções, uma aliada poderosa ao se comunicar

   09 de julho de 2019

Uma coisa é transmitir o conteúdo. Outra bem diferente é transmitir, além disso, emoções e sentimentos. Possuímos dois hemisférios cerebrais: um mais ligado a razão e outro mais sensível e emocional sendo assim sua apresentação tem que contemplar os dois lados, ora nada de se apresentar somente para a metade de alguém. Se basearmos nossa apresentação apenas na parte racional do cérebro estaremos perdendo uma forte fonte de conexão com o outro e perdendo a chance de gerar um engajamento genuíno com nossa plateia. Porém se não tivermos conteúdo, argumentos a nossa credibilidade será colocada em pauta.

Lembre-se que ao falarmos, nos apresentarmos seja para quantas pessoas forem estamos lidando com um ser completo, racional e lógico, mas também sentimental e emotivo. As pessoas querem sentir surpresa, suspense, drama, comédia e não apenas receber um conteúdo mecânico. E quem melhor para transmitir isso do que outro ser tão completo e que consegue sentir essas emoções também. Essa é uma das razoes que por vezes nos irritarmos tanto ao sermos obrigados a contar nosso sofrimento para um robô no call center, ele não entende, não se compadece, não nos consola. Sendo assim você não quer ser um orador robô.
Use das emoções como uma estratégia para criar vínculo com sua plateia, se sua fala for sobre um tema alegre e feliz demonstre isso com sua voz, seus gestos, seu rosto. Ao mesmo tempo temas tristes não devem ser expostos com alegria ou ar de comédia. Use do suspense para manter sua plateia entretida, se o tema lhe permitir seja engraçado.

Veja você que está lendo esse texto, é você mesmo, provavelmente já teve problemas ao falar em público, já sofreu em alguma situação ou ficou se perguntando como pode ser melhor, compreendo sua jornada e sei como é difícil chegar até aqui. Se eu só falar de termos técnicos talvez você vá embora desconfiado, se eu disser que tudo é fácil você pode ficar zangado. Até nossas palavras provocam emoções, imaginem uma fala. Não tenha medo de parecer humano ao falar, de errar as vezes, de tropeçar no português ou até de se emocionar.

Somos humanos, esse é nosso charme, mas saiba que quanto mais você de conhecer mais será capaz de usar as suas características a seu favor. Acredito em você!!!

Precisa de Ajuda? Contate-nos