O medo de falhar é a maior falha

   09 de julho de 2019

Evitamos ser repreendidos socialmente, evitamos demonstrar nossas falhas na frente de outros e evitamos vivenciar muitas experiências com esse pensamento. Quando perguntamos para as pessoas porque elas têm medo de falar em público, um número enorme delas afirma ser pelo medo do julgamento dos outros. Se sentem analisadas, julgadas e aí os problemas aparecem: boca seca, gagueira, o famoso branco, vermelhidão no rosto e para alguns a fuga do local e da situação. Falar em público traz à tona um dos maiores medos humanos: o de falhar. Uma sensação horrível de não estar atendendo as expectativas dos outros e de não conseguir cumprir a tarefa. Temos medo de falhar. Nossos antepassados também vivenciavam situações parecidas diante do desconhecido. O corpo te preparava para fugir e na maioria das vezes fugia, afinal os perigos para o Homo Sapiens muitas vezes eram mortais de verdade.

Herdamos essa característica que nos faz querer fugir em situações que estamos mais expostos ou que nos tiram da segurança do anonimato e hoje nossa espécie ainda luta para sobreviver em um mercado de trabalho competitivo, em cenários hostis e desconhecidos. É um comportamento aprendido pela nossa espécie e que tem como boa notícia que pode ser desaprendido. Sim, tudo que aprendemos também podemos desaprender, se um comportamento não é mais útil em uma situação ou contexto ele pode ser substituído por outro mais adequado.

É um alivio saber que não se trata de uma maldição da espécie e que essa mudança de comportamento tem início no autoconhecimento de nossos padrões de pensamentos, emoções e ações. Quando conhecemos melhor nosso corpo e nossa mente damos um passo rumo ao autocontrole. Ao contrário do que muitos pensam pessoas que falam bem em público não sentem menos medo ou menos vergonha, elas aprenderam a conhecer seus sinais e a controlá-los já que se percebe que não há a necessidade de fugir e que se você falhar estará adquirindo experiência e maior noção de si mesmo.

A partir do modo de funcionamento de cada um pode-se pensar em estratégias que ajudam a diminuir a insegurança como uso de um bom roteiro, treino, um bom material de apoio, técnicas de respiração e outras mais. Não tenha medo de falhar. Aceite o medo e não deixe ele te paralisar. Quanto mais você se expõe menos medo você sente e mais confiante você fica.

Precisa de Ajuda? Contate-nos