Porque planejar a carreira?

   20 de agosto de 2019

Umas das questões que mais ouço é o porque de planejar nossa carreira sendo que  a grande maioria dos recém formados agarra a primeira opção que lhe aparece? E a resposta é simples, para que a sua segunda opção tenha sido pensada por você, e para não ficar sempre na mão do acaso ou do que os outros lhe dão de oportunidade. A ideia de um passo de cada vez só faz sentido se estivermos olhando para onde esses passos estão nos levando, ou então não faz sentido caminhar sem a mínima ideia de para onde se está indo.

É um mito acreditar que apenas recém formados aceitam oportunidades aleatórias, a maioria dos profissionais ativos guia-se muito mais pelo externo do que pelo planejamento interno, organizado e sistematizado. Temos dificuldade até em entender o que é planejamento de carreira. Acreditamos que ao planejarmos estamos sendo esnobes, presunçosos ou até ingratos. Temos dificuldade também em entender que planejar é contar com os infortúnios, ter um plano B e levar em conta as oportunidades mas também as ameaças. Planejar sua carreira é muito mais um exercício de autoconhecimento e alinhamento de expectativas do que qual cargo ou vago eu pretende conseguir.

Diz mais sobre os resultados que você espera trazer para  a sociedade, pelo que quer ser reconhecido, o que tem de melhor para oferecer e de que forma pode-se minimizar as faltas. Diz sobre o modo que você espera existir nesse mundo, o seu modo de vivenciar sua profissão. Quantos profissionais você conhece? Dessas pessoas quantas estão felizes e satisfeitas com o rumo que as coisas tomaram nas suas carreiras? E ao contrário, quantas já perderam a esperança de agregar algo de positivo ao mundo através do seu trabalho?

Planejar é uma tentativa de olhar para o lugar onde se está e ter certeza que ali é onde se deve estar. Quando se planeja você não garante os melhores cargos de inicio, não garante que terá que se esforçar menos que os outros ou que sua carreira sera mais tranquila, só se garante que você esta atento a todos os movimentos e que entende o que está acontecendo. Tem consciência e sabe onde esses movimentos vão te levar.

Experimente jogar xadrez sem saber como se joga, a derrota é certa e você nem entenderá como acabou derrotado. A metáfora vale para nossa carreira, experimente não tomar consciência das regras e você terminará sem entender o porque de não estar tendo resultados. Falo em resultados e não de sucesso, pois o sucesso é subjetivo, varia de cada avaliação. Já resultados são mensuráveis, você consegue ver de forma clara quando não os alcança. Uma carreira baseada em sucesso é ilusória, o sucesso e passageiro, já uma carreira baseada em resultados te traz mais próximo da realidade, te coloca metas, te traz análises. mas tudo isso parte de um planejamento, de uma capacidade de entender os movimentos para então prever qual será o próximo.

Se acostume com o planejamento, se torne íntimo das análises e o mais importante se conheça, saiba o que você deseja independente do que os outros desejam. Quando se planeja uma carreira você esta assumindo as suas vontades, dificuldades e de alguma forma tomando mais autonomia no seu mundo. Você não precisa desejar o que o colega deseja, e vice versa, você pode escrever sua própria historia.

 

Abraços,

Precisa de Ajuda? Contate-nos