Porque sofremos tanto com mudanças

   09 de julho de 2019

Mudança é qualquer ato, ação ou situação que modifique nossa rotina, é uma quebra naquilo que já fazemos habitualmente. Geralmente as mudanças ocorrem devido a um fator externo a nós, e nos movimentam e nos fazem alterar ações, pensamentos, atitudes e hábitos estabelecidos. Porém também nos trazem sentimentos ambíguos, incertezas, medo e ansiedade diante da nova realidade.

Mas se mudar é algo comum e que ocorre com frequência em nossa vida, porque sofremos tanto com esses períodos? A resposta pode estar na forma que treinamos nosso cérebro para reagir a novas situações. A palavra treinamento parece meio fora de contexto para você? E aprendizagem?
Nossos comportamentos são aprendidos, a forma como reagimos ao mundo deriva do nosso aprendizado e de como fomos treinados a reagir aos estímulos da vida. Quando aprendemos que mudar é algo bom, facilitamos o processo de mudança e observamos seus pontos positivos, ressaltando-os. Quando nosso aprendizado nos leva a ver a mudança como algo perigoso, desnecessário e ruim, observamos os pontos negativos, ressaltamos todas as possibilidades de dar errado, e sem perceber estamos agindo para boicotar a mudança.

Isso quer dizer que podemos treinar nosso cérebro para reagir de forma positiva e ativa as mudanças, facilitando o processo e diminuindo os efeitos negativos da mesma sobre o seu dia-a-dia. Vão algumas orientações para treinar seu cérebro e tirar qualquer mudança de letra:

  • Sugira Melhorias
  • Entenda os seus sentimentos
  • Realce algo positivo que a mudança trará
  • Evite reclamar antes de entender a situação
  • Entenda que o medo faz parte, e será passageiro
  • Veja a dificuldade como uma chance de aprender
  • Ao apontar um problema, pense também nas soluções

Aline Costa

Precisa de Ajuda? Contate-nos