Precisamos falar de sucesso

   09 de julho de 2019

Não consigo me lembrar de quantas vezes desejei sucesso para as pessoas, ou de como já me desejaram sucesso em situações de felicitações, é um hábito e um desejo verdadeiro. Porém, será que estamos sabendo lidar com essa necessidade urgente de se ter sucesso. O sucesso muita vezes está atrelado com conquistas financeiras e materiais. Consideramos bem sucedido aquele que possui uma boa conta bancária, e uma vida de conforto ou até ostentação material. Mas será que sucesso é isso mesmo?

Quando nos deparamos com pessoas de vida simples e sem rendimento financeiro expressivo mas que demonstram satisfação com a vida que levam, trabalham em algo que lhe traz satisfação, dizemos que essa pessoa não tem ambição, e é feliz mesmo sem sucesso. Ora, aí esta uma fala recheada de preconceito e má conceituação. Não deveria isso ser um indicador de sucesso, e não o fator financeiro nossa única medida.

Estimulamos nossas crianças a terem sucesso, e dizemos a elas que a forma de medir o sucesso é através de conquistas financeiras, nossos jovens aprendem que ter a capacidade de consumo diz se você é bem sucedido ou não. Nossos adultos trabalham mais horas do que deviam para comprar mais coisas e ter mais crescimento financeiro. Estamos criando uma sociedade do consumo e não uma sociedade de sucesso.

O sucesso exige a capacidade de liberdade do sujeito de escolher de que forma ele quer agir no mundo e as formas que suas ações produzirão efeitos sobre si e sobre os outros. Sucesso está diretamente ligado aos valores que me são importantes e como eu farei para vivê-los a cada dia, de uma forma que o meu modo de viver e de agir não vá contra aquilo que me é importante. Um indicador de sucesso é o sentimento de que sua existência está sendo produtiva, que seu trabalho lhe acrescenta como humano, que você é capaz de impactar os outros de forma positiva e inspiradora.

Não podemos ensinar aos nossos que ter sucesso é ter dinheiro, ou as pessoas farão o que for necessário para ter dinheiro e ser aceito. Não podemos transmitir que o trabalho só serve para termos acesso a bens materiais ou que nossa vida só se resume a pagar boletos e comprar novos produtos que nos trarão novos boletos.
Não se mede o sucesso de alguém em dígitos, cada um pode encontrar seu modo de ter sucesso. E você pode até querer não ter sucesso(esse medido em valores), e ser feliz com isso! Não vamos idealizar o sucesso ou ele pode virar um bicho-papão!! Ate porque existem muitos fracassos por trás de cada pequeno sucesso, o fracasso faz parte. Precisamos aprender a aceitar os fracassos.

Outra situação consiste em não se valorizar os esforços que cada um faz mas ver apenas o resultado apresentado. Quando olhamos para alguém que consideramos ter sucesso não pensamos em tudo o que ele se esforçou, ou abriu mão, nas dificuldades, agimos as vezes como se o sucesso tivesse vindo muito facilmente para essa pessoa, ou que tenha sido sorte. Essa sensação errônea nos torna menos resistentes as frustações no que diz respeito a nossa jornada, pois se foi tão fácil para o outro e para mim está difícil logo o sucesso não é pra mim. A verdade é que existe muito mais esforço do que resultados positivos, e preciso se preparar para a jornada e não para o pódio.

Todo sucesso é fruto de muito esforço, vários fracassos, muita persistência e claro clareza do que é ter sucesso para você. Lembrem-se não comprem rótulos já prontos, construa os seus próprios significados.
Abraços, Aline Costa

Precisa de Ajuda? Contate-nos