Sim, foco é muito importante

   09 de julho de 2019

Nós vivemos em uma sociedade multifocal, a tecnologia está evoluindo a cada dia para que possamos fazer mais coisas ao mesmo tempo. Um exemplo prático disso são os smartphones, onde através de um único aparelho nós realizamos mais de 30(Trinta) ações diferentes e muitas delas ao mesmo tempo. Essas transformações causadas pela tecnologia transformaram também a forma que nosso cérebro se relaciona com o mundo. Estamos cada vez mais acelerados, realizando variadas ações ao mesmo tempo, ou seja, esta cada dia mais difícil para o nosso cérebro a capacidade de focar em um estímulo por vez.

O foco é uma competência necessária tanto em nossa vida pessoal como profissional, é a nossa capacidade de responder a um estimulo específico, resolução de problemas, capacidade de planejamento e posterior execução de algo. Quanto mais coisas fazemos ao mesmo tempo, menor qualidade tendemos a alcançar. Sem falar em um grande problema da falta de foco, os projetos deixados pela metade.

Eu começo escrevendo um texto, paro para responder a notificação do celular, vejo um quadro do programa na TV, mando um áudio para alguém, ouço a nova musica do meu ídolo no Spotify, respondo um e-mail que está a dias na caixa de entrada, o celular toca com outra notificação, dessa vez do Facebook, logo estou no Instagram perdida em meio a fotos de famosos e viagens que eu nunca pensei em fazer. Resumo, você se lembra do que estava fazendo antes de ser bombardeada por estímulos, o pobre texto foi abandonado, até porque eu nem me lembro mais sobre o que queria escrever, só lembro das fotos de viagens do Instagram e quando vejo estou cotando passagens e Hotéis para um lugar que eu nem sei onde fica ou qual a moeda local.

Perceberam o problema da falta de foco, nada foi planejado e nada foi realizado. È necessário que uma ação iniciada seja finalizada, uma meta deve ser cumprida para que o cérebro possa passar para a próxima ação. Foco é treino, tantos estímulos não vão deixar de existir em nossa vida, a verdade é que eles aumentam a passos largos, nós temos que aprender a lidar com o soterramento de estímulos e ações. Aqui vão algumas ações que podem te ajudar a focar:

  • Planeje seu dia, antes de iniciar uma jornada diária estabeleça até 5 prioridades que devem ser realizadas, faça isso de forma escrita. Crie lista de prioridades.
  • Ao começar uma ação, coloque celular no silencioso e sem vibração. Treine para trabalhar sem o celular de muleta, os smartphones nos ajudam muito, mas não devem ser o centro de nossa vida.
  • Meditação, Yoga e atividades de respiração ajudam a treinar nossa mente a focar em um único estimulo.
  • Delimite suas metas em voz alta, ajuda nosso cérebro a se organizar.
  • Estabeleça um horário para responder as notificações do celular, e-mails, não faça isso todo o tempo, ou em breve você estará refém das notificações.
  • Processos como coaching, ações de planejamento podem te ajudar a desenvolver estratégias e ferramentas para ser mais focado.

Abraços, Aline

Precisa de Ajuda? Contate-nos